O Instituto Sociocultural, Ambiental Tecnológico de Projetos de Economia Solidária –IPÊS, fundado em 04 de maio de 2003, na Região Administrativa de São Sebastião, Brasília – DF, à época denominado; Instituto Arthur Andrade – IAA, nasceu com o objetivo de atuar no desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental e tecnológico, por meio de iniciativas próprias e parcerias com instituições público privadas, tendo como foco crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) integra a rede de serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade e será ofertado com a finalidade de assegurar trabalho de abordagem e busca ativa que identifique, nos espaços públicos, a incidência de situação de rua, bem como de trabalho infantil.
O Instituto Ipês, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, estará à frente da gestão e criação de Repúblicas de Acolhimento LGBTI+ do DF. O trabalho de atendimento à população será ampliado para atender uma grande necessidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social: acolhimento e moradia.